sábado, 13 de setembro de 2014

A intervenção do professor diante do processo inicial da construção do conceito de número


Para uma criança que esta no processo inicial da construção do conceito de número, é essencial o professor estar preparado para cada situação, pois cada uma tem um ritmo de aprendizagem, dependendo dela acredita-se que se aprende com mais facilidade e rapidez ou apenas verbalmente, outras necessitam de mais atenção, ou seja, de mais complexidade, porém muitas crianças novas têm determinada habilidade de contar fluentemente de 1 até 10. Isto é muito comum, mas será que a criança conhece o número e sabe identificar o que ele representa? Será que ela construiu o conceito de quantidade? Um exemplo prático e muito divertido é o jogo do boliche, quando a criança derruba os pinos, conseqüentemente ela associa a contagem com a representação gráfica dada pelo professor na lousa (exemplo).
Como apresentado na etapa anterior, a criança precisa sentir gosto por aquilo que esta sendo mostrado, saber exatamente o motivo e principalmente de modo que a interesse, que desperte sua atenção, ou seja, ensinar brincando. Além de habilidades lógicas matemáticas é necessário que os alunos tenham a oportunidade de ampliar suas competências espaciais, corporais, intelectuais, intrapessoais e interpessoais. As brincadeiras infantis possibilitam explorar idéias referentes a número de um modo diferente do convencional, pois brincar é mais do que uma atividade lúdica é um modo de obter informações, além de aquisição de hábitos e atitudes importantes.
Cabe ao professor então, selecionar atividades e explorar as atividades diárias que possibilitem agrupar e desagrupar elementos, comparar atividades, estabelecer critérios para classificar, seriar e criar soluções para resolução de situações-problema.
Para o professor entender as diferentes etapas de desenvolvimento da criança, sua forma de pensar, e conseqüentemente planejar sua intervenção, para auxiliar e encorajar seu aluno no desenvolvimento de seu raciocínio na construção do conceito de número, ele precisa conhecer como se processam essas etapas de desenvolvimento.
Algumas noções básicas sobre as estruturas lógicas elementares e aquisição dessas relações construídas pelas crianças, em sua interação com os objetos da suas realidades são:
Classificação: -“Operação lógico-matemática realizada sobre as semelhanças existentes entre elementos. Em outras palavras significa reunir objetos semelhantes”. (Ângela Piaget)
Conservação: - “Pensar que a quantidade continua a mesma quando o arranjo espacial dos objetos foi modificado” (Constance Kamii)

Seriação: É a operação lógico-matemática desenvolvida ao ordenar objetos de acordo com determinados atributos, em ordem crescente ou decrescente, por exemplo, caminhando à abstração reflexiva.


Referências

Friedmann, Adriana
A arte de brincar: brincadeiras e jogos Tradicionais, Adriana Friedmann. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
Online em: 14 de setembro de 2012

Jogos educativos 2. Jogos infantis – Aspectos psicológicos 3. Jogos
Infantis – Educação I. Título.
On line em: 12 de setembro de 2012.

PLT – Conversas Sobre Números, Ações e Operações
Autora: Luzia Faraco Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário