Para uma criança
que esta no processo inicial da construção do conceito de número, é essencial o
professor estar preparado para cada situação, pois cada uma tem um ritmo de
aprendizagem, dependendo dela acredita-se que se aprende com mais facilidade e
rapidez ou apenas verbalmente, outras necessitam de mais atenção, ou seja, de
mais complexidade, porém muitas crianças novas têm determinada habilidade de
contar fluentemente de 1 até 10. Isto é muito comum, mas será que a criança
conhece o número e sabe identificar o que ele representa? Será que ela
construiu o conceito de quantidade? Um exemplo prático e muito divertido é o
jogo do boliche, quando a criança derruba os pinos, conseqüentemente ela
associa a contagem com a representação gráfica dada pelo professor na lousa
(exemplo).
Como apresentado
na etapa anterior, a criança precisa sentir gosto por aquilo que esta sendo
mostrado, saber exatamente o motivo e principalmente de modo que a interesse,
que desperte sua atenção, ou seja, ensinar brincando. Além de habilidades
lógicas matemáticas é necessário que os alunos tenham a oportunidade de ampliar
suas competências espaciais, corporais, intelectuais, intrapessoais e interpessoais.
As brincadeiras infantis possibilitam explorar idéias referentes a número de um
modo diferente do convencional, pois brincar é mais do que uma atividade lúdica
é um modo de obter informações, além de aquisição de hábitos e atitudes
importantes.
Cabe ao
professor então, selecionar atividades e explorar as atividades diárias que
possibilitem agrupar e desagrupar elementos, comparar atividades, estabelecer
critérios para classificar, seriar e criar soluções para resolução de
situações-problema.
Para o professor
entender as diferentes etapas de desenvolvimento da criança, sua forma de
pensar, e conseqüentemente planejar sua intervenção, para auxiliar e encorajar
seu aluno no desenvolvimento de seu raciocínio na construção do conceito de
número, ele precisa conhecer como se processam essas etapas de desenvolvimento.
Algumas noções
básicas sobre as estruturas lógicas elementares e aquisição dessas relações
construídas pelas crianças, em sua interação com os objetos da suas realidades
são:
Classificação: -“Operação
lógico-matemática realizada sobre as semelhanças existentes entre elementos. Em
outras palavras significa reunir objetos semelhantes”. (Ângela Piaget)
Conservação: - “Pensar que
a quantidade continua a mesma quando o arranjo espacial dos objetos foi
modificado” (Constance Kamii)
Seriação: É a operação
lógico-matemática desenvolvida ao ordenar objetos de acordo com determinados
atributos, em ordem crescente ou decrescente, por exemplo, caminhando à
abstração reflexiva.
Referências
Friedmann, Adriana
A arte de brincar: brincadeiras e jogos Tradicionais,
Adriana Friedmann. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
Online em: 14 de setembro de 2012
Jogos educativos 2. Jogos infantis –
Aspectos psicológicos 3. Jogos
On line em: 12 de setembro de 2012.
PLT – Conversas Sobre Números, Ações e
Operações
Autora: Luzia Faraco Ramos.
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